SES Confirma, Campograndense é o primeiro a ter a varíola do Macaco em MS

Campo Grande(MS) – A confirmação do primeiro caso da Varíola do macaco, em Campo Grande e no Estado, saiu através de nota da secretaria Estadual de Saúde, SES nesta sexta feira dia 1154  de Julho. O doente  tem 41 anos, e mora em Campo Grande, e esteve recentemente em São Paulo, entre os dias 16 e 19 de junho no Estado com maior quantidade de Casos no Brasil.

De acordo com a SES, o moradora começou a sentir os sintomas no  dia 29 de junho, não foi  hospitalização e estava em isolamento domiciliar. O paciente encontra-se com as lesões cicatrizadas e não possui mais risco de transmissão. O primeiro caso da Varíola do Macaco foi confirmada através de  exame e  confirmado pelo laboratório de referência localizado no estado do Rio de Janeiro. A Vigilância em Saúde do município e do Estado estão acompanhando o caso.

Além das erupções cutâneas, a varíola dos macacos causa dores musculares, na cabeça e nas costas, febre, calafrios, cansaço e inchaço dos gânglios linfáticos.

Em nota, o Ministério da Saúde afirma que o melhor método de prevenção para o contágio é reforçar a higiene das mãos e ter cuidado no manuseio de roupas de cama, toalhas e lençóis usados por pessoas infectadas. Ainda não  há tratamento específico para a doença ou vacina contra o vírus, no entanto, a vacina padrão contra varíola também protege contra o vírus. A varíola foi erradicada no mundo em 1980. Por enquanto a SES descarta existência de outros casos no Mato Grosso do Sul.

Da redação.