Estiagem provoca emergência em 14 cidades do MS. Entidades estão de prontidão.

Campo Grande(MS) – Decreto publicado nesta  sexta-feira (22) declara Estado de  emergência em 14 cidades devido às queimadas e  seca extrema e com  temperatura de  40°C. A partir do decreto, fica proibido realizar queimadas. As cidades que terão decreto são: Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana, Porto Murtinho, Sonora, Rio Verde de Mato Grosso, Coxim, Bodoquena, Jardim, Bonito, Anastácio, Corguinho e Rio Negro.

Regiões com  grave estiagem, o que têm provocado incêndios florestais e urbanos. Conforme o tenente Moreira do Corpo de Bombeiros, haverá monitoramento por 24 horas nas cidades em situação de emergência, com uso de 96 satélites e apoio do  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Desses satélites, há possiblidade de monitorar desde às áreas menores até às maiores.

O monitoramento será integrado, com participação dos Bombeiros, Defesa Civil, Semagro e Imasul. A fiscalização ocorrerá da seguinte forma: assim que o foco de calor for encontrado, as equipes entrarão em contato com o proprietário para questionar se o fogo é controlado e aplicar a notificação. Se não houver retorno do proprietário, as equipes poderão adentrar para realizar uma varredura.  São de  100 a 150 militares por dia durante o monitoramento. Várias escalas deverão ser feitas.

Da redação

foto Divulgação PMA