Ouça; Mais de 50% de contaminados com Monkeypox vem da relação sexual

Campo Grande(MS) – Os dados mais atualizados sobre a varíola dos macacos no Brasil revelam que mais da metade dos infectados, 51% afirmam ter relações sexuais com homens. E 43% preferiram não informar sobre o comportamento sexual. Os homens representam 95% dos casos em território nacional. Sobre a orientação sexual, 18% afirmaram serem homossexuais e 76% não informaram.

Apesar dos dados, o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, afirma que não se deve cometer os mesmos erros do passado relativos à discriminação.

A bióloga e pesquisadora da Universidade de Columbia, presidente do Instituto Questão de Ciência. Drª Natalia Pasternak, afirma que não há grupo de risco específico para a varíola dos macacos. Mesmo com a prevalência da doença entre homens, ela destaca que qualquer pessoa pode ser infectada pelo vírus.

O Ministério da Saúde disponibilizou uma página específica sobre a varíola dos macacos no site da pasta, com informações sobre sinais e sintomas, diagnóstico, transmissão, prevenção e tratamento.

Da redação

foto; Agência Brasil EBC.