População já sofre com resultado de 112 mil queimadas por ano no Brasil

Campo Grande(MS) – Temperatura alta e baixa umidade, típicas de agosto e setembro, resultam em um aumento nos focos de incêndios no Brasil. Em média, 112 mil queimadas são registradas por ano em todo o país, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que realiza esse monitoramento desde 1998. Entre os biomas, o cerrado é o mais atingido, com média de 68 mil focos ativos registrados.

Apesar disso, segundo o Coordenador-Geral de Gerenciamento de Desastres do Ministério do Desenvolvimento Regional, Tiago Molina, ainda não houve aumento de incêndios.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros se preparam para o mês de setembro, quando a incidência de queimadas tende a aumentar cada vez mais. O coordenador da Brigada de Voluntários da cidade de Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, Alex Gomes, conta que esses incêndios não são naturais,

Uma das estratégias no combate às queimadas é a operação Guardiões do Bioma. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, no ano passado, a ação combateu mais de 18 mil focos de incêndios em quinze estados.

Foto Instituto Brasília Ambiental