Ouça; Corumbá tem mais boi que gente, 1 milhão e 800 mil cabeças de gado

Campo Grande(MS) – Os dados indicam   3% de  crescimento na população de gado, segundo o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do IBGE, em comparação com o ano de 2020. Corumbá em Mato Grosso do Sul tem o segundo maior rebanho bovino do Estado, com 1 milhão e oitocentas mil cabeças de Gado.

São Félix do Xingu no Pará, é o maior produtor de Gado no Brasil e  tem  2 milhões e meio de cabeças. No primeiro ano da Covid no Brasil, o aumento na produção aconteceu ainda com outros animais, como informa Mariana Oliveira, coordenadora da pesquisa, ela aponta para uma reação do setor.

O rebanho de suínos, cresceu mais de 3 por cento em  2021 e já passa dos 42 milhões e meio de animais. A região Sul concentra a metade deles. A Criação  de peixe rendeu 559 mil toneladas e R$ 4 bilhões e 700 milhões de Reais no valor da produção, a Tilapia lidera com mais de 40% do mercado.

Por causa da alta nos preços de carnes, a produção de ovo de galinha bateu novo recorde, com  4 bilhões e 800 milhões de dúzias. Já produção de leite ficou estável por causa do alto preço de insumos na atividade. Ainda em 2021 a pesquisa do IBGE indicou a maior produção de mel com 55 mil e oitocentas toneladas.

Com Colaboração de Fabiana Sampaio da Rádio Nacional do Rio de Janeiro

Da redação

Foto Assessoria Semagro