Ouça; Mais de 50% de brasileiros acha que a situação financeira deve melhorar

Campo Grande(MS) – Pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria, a CNI, em parceria com a FSB, revela que 56% dos brasileiros acham que a situação econômica pessoal vai ficar um pouco ou muito melhor até o fim do ano. Apenas 16% acreditam que as finanças vão piorar, enquanto 23% projetam que vai ficar igual.

O otimismo em relação à situação econômica pessoal ocorre mesmo em meio à inflação de 10% nos últimos 12 meses, de acordo com o IBGE. Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, explica o que está por trás dessa avaliação.

Embora haja confiança de que a situação econômica pessoal vai melhorar independentemente da faixa salarial, a expectativa de dias melhores aumenta conforme a renda sobe, indica o levantamento. Entre os entrevistados que ganham até um salário mínimo e meio, 53% creem que as finanças vão melhorar até o fim do ano. Essa é a percepção de 67% daqueles que recebem mais do que cinco salários mínimos. Azevedo atribui essa diferença ao peso da inflação, principalmente dos alimentos sobre o orçamento das famílias mais pobres.

Em relação à inflação, dois a cada três entrevistados disseram que tiveram que reduzir gastos nos últimos seis meses. Mas seis em cada dez participantes acreditam que o corte é temporário. Com informações da Rádio Brasil 61.

Da redação