Ouça; Militares não apontaram fraudes e Lula espera que Jair reconheça derrota

Campo Grande(MS) – O Tribunal Superior Eleitoral informou na noite de quarta feira que recebeu com satisfação o relatório final do Ministério da Defesa que a exemplo de demais entidades fiscalizadoras não apontou a existência de Fraudes ou inconsistência nas urnas eletrônicas eleitorais  de 2022. O tribunal disse ainda que as sugestões dos Militares serão oportunamente analisadas.

No documento apresentado pelos Ministério da Defesa, o Ministro Paulo Sérgio Nogueira, afirma que o sistema eletrônico de votação não está isento de influência de um eventual Codigo Malicioso que possa alterar seu funcionamento. No relatório de 66 paginas a Defesa afirma ainda que foi observada ocorrência de acesso a rede o que pode configurar relevante risco a  segurança do processo, Os militares pedem que seja feita uma investigação técnica urgente sobre eventuais riscos de segurança das urnas.

O documento não aponta falhas durante as eleições gerais deste ano. Depois de encontro com o presidente do TSE, o presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva, defendeu as urnas eletrônicas e o processo eleitoral Brasileiro. Lula criticou o relatório da Defesa.

Entidades fiscalizadoras Nacionais e internacionais endossaram a  segurança do processo eleitoral do Brasil, entre as instituições que atestaram a  segurança das urnas e a ausência de irregularidades, estão o Tribunal de Contas da União, a Ordem dos Advogados do Brasil e a organização dos Estados Americanos.

Da redação

foto Andre Penner/AP Photo/picture alliance