Ouça; Comércio deve contratar mais de 100 mil vendedores temporários este ano

Campo Grande(MS) – Para atender a expectativa de aumento de 2% nas vendas de Natal em relação ao mesmo período do ano passado, os empresários do varejo pretendem contratar 109 mil funcionários temporários. Se a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) se confirmar, será a maior oferta de vagas para a principal data comemorativa do varejo dos últimos nove anos. Responsável pelo estudo, o economista Fabio Bentes comenta o resultado.

Segundo a CNC, o salário médio daqueles que forem contratados será de R$1.626. O valor é 2,5% maior do que no mesmo período do ano passado. Mas, se descontada a inflação dos últimos 12 meses, vai representar 4% a menos.Já a previsão da taxa de trabalhadores temporários que serão efetivados após o Natal de 2022 é de 11%. Se a taxa se confirmar, serão mais de 12 mil funcionários contratados definitivamente. A efetivação tende a ser menor do que na mesma data do ano passado, quando o varejo efetivou 15%. Fábio Bentes explica que em 2021 o varejo ainda estava repondo as vagas fechadas por conta da pandemia da covid-19.

Outro bom indicativo de que as vendas de fim de ano tendem a ser positivas foi o crescimento de 3% no número de consumidores em shoppings centers em setembro na comparação com o mês anterior, de acordo com o Índice de Performance do Varejo (IPV).

Da redação

Foto Karoline Zilah/ G1