Ouça; PEC aprovada na 3ª feira permite pagamento de piso de Enfermeiro já

Campo Grande(MS) –  PEC foi aprovada na terça feira, 20 de dezembro  desta semana e destina dinheiro do supéravit financeiro, saldo positivo de dinheiro público e do fundo social para financiar o pagamento  do piso salarial. A medida já havia sido aprovada na câmara dos deputados. Os recursos previstos na Pec devem compor base para o pagamento do piso salarial Nacional de enfermeiros e enfermeiras que atuam no setor público e entidades  filantrópicas e  em  serviços que atendem a 60% pelos Sistema Único de Saúde.

O piso Nacional da categoria já estava aprovado pelo Congresso Nacional. Mas o Ministro do Supremo Tribunal Federal , Luís Roberto Barroso suspendeu a medida. De acordo com ele não é possível pagar o piso sem uma definição no orçamento.  Com a aprovação da proposta de emenda constitucional, o senador  Fabiano Comparato diz que o problema está resolvido.

Com a aprovação,  a categoria passa a ter um piso de R$ 4.750,00. Trata se  um valor referência ainda para o pagamento do salário do técnico de enfermagem que fica com 70% do valor do piso e auxiliares e parteiras com 50%.  Agora depois de aprovada pelas duas Casas,  a Pec deve ser promulgada em sessão solene a ser realizada pela presidência do Senado,  através do senador Rodrigo Pacheco.

Da redação