Ouça; Marinho quer reconhecer motorista de aplicativo e Moto entregador

Campo Grande(MS) – O sindicalista e ex prefeito de São Bernardo do Campo,  Luís Marinho, assumiu na quarta feira dia 4  de Janeiro o Ministério do Trabalho, a pasta foi recriada no governo Lula, na gestão do ex presidente Jair  Bolsonaro,  as pastas dos Ministérios do Trabalho e Previdência foram juntadas, e agora voltam a ser independentes.

Ao assumir o posto,  Luís Marinho destacou que uma de suas metas, é  reconhecer e validar as novas relações trabalhistas, mediadas através de aplicativos e plataformas, como é o caso da atividade de  motorista de aplicativo a de moto entregador. Trabalhadores sem nenhuma proteção social. Marinho não deu prazo para conversar com as empresas, mas garantiu que é preciso dar proteção aos trabalhadores.

Luís Marinho disse que até maio deste ano envia ao Congresso Nacional, uma proposta de valor permanente do Salário Mínimo, e que o texto terá como base, o mesmo modelo adotado pelos governos petistas  de  2016,  que consiste em reajuste com base na inflação e no crescimento do Produto Interno Bruto. O Novo Ministro disse ainda que não dará andamento do programa Carteira Verde e Amarela adotada pelo ex presidente Jair Bolsonaro, que flexibilizava regras trabalhistas para a contratação de Trabalhadores. E garantiu ainda  a manutenção do fim do imposto sindical.

A posse de Luís Marinho, foi uma das poucas que contou com a presença de um Ministro da Gestão de Bolsonaro. José Carlos de Oliveira que é servidor de Carreira, do INSS respondia pela Pasta no governo anterior, transmitiu o cargo, ao novo Ministro do Trabalho, Luís Marinho.