Ouça; Lula lamenta abandono a índios e decreta situação de emergência em Roraíma

Campo Grande(MS) – O Brasil e o mundo acompanham com tristeza e vergonha a situação de abandono dos índios Yanomami no Estado de Roraíma. A comunidade  foi visitada pelo presidente Lula no sábado, 21 de Janeiro.

Algumas imagens sobre as condições de saúde da comunidade foram publicadas  e chamam atenção pela gravidade do estado de sobrevivência dos Povos indígenas. Em Coletiva de imprensa, sábado, o  presidente Lula disse que o Garimpo atrapalha a saúde dos Povos na região, que deveriam ser tratados como Humanos de primeira ordem; O presidente prometeu fiscalização rigorosa sobre os garimpos na área.

Nos últimos  4 anos,  570 crianças da tribo morreram devido aos impactos do Garimpo. Lula responsabilizou o ex presidente Jair Bolsonaro(PL) pela  situação de abandono dos Ianomami e  lamentou que o  povo mais carente ficou sem assistência.,

Outra medida a ser acelerada pelo governo é o  edital para contratar profissionais  no programa,  Mais Médico. Primeiro,  será dada a oferta para os profissionais em Saúde do Brasil  e depois,  aberta para profissionais de outras localidades.

Da redação

Foto Ministério da Saúde.