Ouça; Reforma Agrária em MS será com indenização a ruralista, diz Riedel

Campo Grande(MS) – Liderados pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e pelo governador Eduardo Riedel, Governos federal e estadual deram início no sábado (18) a um diálogo para solucionar problemas dos povos originários e avançaram na construção de uma alternativa para evitar conflitos fundiários. A solução passa pela compra  de terras tituladas.

O Ministério do Planejamento e Orçamento, comandado por Simone Tebet, já sinalizou a intenção de destinar recursos financeiros para a compra de áreas.  Sônia Guajajara veio a Mato Grosso do Sul ver a situação da população indígena em Rio Brilhante (a 150 km de Campo Grande), palco de ocupação há menos de um mês, e seguiu para uma reunião de trabalho, em Campo Grande, com o governador Eduardo Riedel e secretários de Estado, ministros, deputados federais e estadual, lideranças indígenas e o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Marcelo Bertoni.

Sônia Guajajara assumiu o compromisso de trabalhar em conjunto para solucionar a insegurança jurídica em torno da propriedade das terras. O governador Eduardo Riedel lembra que a compra de área para a reforma agrária agraria não é iniciativa nova.A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, visitou no sábado pela manhã a região de laranjeira Nhenderú, na área rural de Rio Brilhante. Ouça a reportagem

Da redação

Foto Saul Scharamm