Ouça; MS tem 3 meteorologistas e governo anuncia investimentos em estações

Campo Grande(MS) –  O  23 de março foi escolhido como o Dia Mundial da Meteorologia por ser a data de fundação da Organização Mundial de Meteorologia da ONU, em 23 de março de 1950. Foi criado pela Organização Meteorológica Mundial ou OMM em 1950 e no mesmo ano, através de uma Resolução da ONU, foi homologada como data mundial.  O serviço de previsão do tempo e do clima que pode evitar  catástrofe e tragédia.

A Rádiowebms falou sobre a importância do estudo do clima com Natálio Abrão filho, do Centro de Monitoramento do Tempo da Uniderp/Anhanguera. Para ele, todo  investimento depende do Tempo.

E é através dos dados da meteorologia que a comunidade tem conhecimento sobre as condições do meio ambiente. Em Mato Grosso do Sul, o incêndio devastou o Pantanal em 2022, ainda provoca danos e prejuízos. Já neste ano, das 79 cidades,  25  decretaram situação de emergência por causa do excesso de chuva.

 Hoje todas as informações do tempo  estão disponíveis pelo celular em tempo real e através de alerta da  Defesa Civil e das entidades de Segurança Pública. O professor Natálio diz que o serviço de meteorologia precisa de mais investimento. O especialista do tempo disse ainda que no Mato Grosso está a frente do Mato Grosso do Sul, em investimento na previsão do tempo.

Natálio disse ainda onde poderiam ser instaladas novas estações meteorológicas.   Ainda na avaliação de Natálio Abrão Filho, hoje a Holanda é referencia Mundial em equipamento e infra estrutura no serviço de previsão do tempo no Mundo.

O Outro Lado; A Assessoria de Secretaria de Meio Ambiente informa que o Mato Grosso do Sul, atingiu-se níveis históricos de funcionamento da rede de estações meteorológicas automáticas de superfície  com resultado  trabalho de manutenção em campo realizado pela equipe do CEMTEC/SEMADESC.

E mantém Acordo de Cooperação Técnica para manutenção das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET),   e que a cooperação técnica, atingiu de 80% a 85% do total da rede em funcionamento.

A assessoria confirma que as estações meteorológicas  inoperantes, já foram visitadas em campo e foi realizado o levantamento das peças necessárias para entrar em operação. A nota  confirma ainda que o  transmissor dos dados precisa ser atualizado para que  a previsão seja  enviada a cada 1 hora para as bases de dados estadual, nacional e internacional.

Por fim em nota a assessoria de Semadesc informa que a compra do  transmissor de  dados meteorológicos está  em processo de  compra no valor R$ 70 mil.

João Flores Junior

Foto Divulgação.