Com superlotação, Santa Casa pede ajuda das autoridades e da sociedade

Campo Grande(MS) – Somente na área vermelha do Pronto-socorro, há 24 pacientes em atendimento, sendo a capacidade para 6 leitos. São 20 pacientes internados aguardando leitos de terapia intensiva e enfermaria, sendo quatro em ventilação mecânica (intubado), um realizando hemodiálise sem monitoramento e outro em estabilização clínica. Já na área verde do Pronto-socorro, há 43 pacientes, sendo 28 internados e os demais em observação aguardando leitos de enfermaria e centro cirúrgico ainda sem previsão. Nesta unidade, a capacidade também é de 6 leitos. Além disto, ainda estamos aguardando a chegada de mais 5 pacientes graves para a área vermelha e mais 11 para área verde o que impactará ainda mais na assistência prestada.

Na linha pediátrica, temos 6 pacientes graves em atendimento na área vermelha, sendo que 5 deles está em intubação. Nesta unidade, a capacidade técnica é de apenas 3 leitos com ventilação mecânica. Já na área verde, onde a ocupação é de 7 leitos contratualizados, temos 10 pacientes, sendo 7 internados e mais 3 em observação. Ainda estamos aguardando a chegada de mais 2 pacientes graves para a área vermelha.

Anuncio de superlotação foi as 11 horas desta segunda feira dia 03 de Abril.

Neste momento, em decorrência da superlotação em setores importantes do hospital, não temos condições de receber novos pacientes devido ao risco de desassistência. Destacamos que a Santa Casa de Campo Grande tem assumido o seu compromisso de prestar a assistência adequada aos pacientes, mas o cenário que vivemos hoje torna-se um risco iminente, sob responsabilidade do médico regulador que encaminha os pacientes ao hospital. Destacamos ainda, que todas as autoridades envolvidas (SESAU, MP e CRM) e que são necessárias, foram avisadas da decisão em relação ao atendimento. Com informações da Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Campo Grande.

João Flores Junior

Foto Divulgação Santa Casa de Campo Grande MS