PMR reforça fiscalização nas rodovias do MS no feriado prolongado

Campo Grande(MS) – Neste período de feriado prolongado, quando muitas famílias aproveitam para viajar, é comum um maior de furtos em residências. Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, revelam que só no primeiro mês do ano já foram registrados 2.138 casos deste tipo no Estado. A Delegacia Especializada de Repressão aos Roubos e Furtos, costuma divulgar uma série de dicas importantes que podem te auxiliar neste período. E o alerta serve também para moradores de condomínios fechados, que não estão livres dessas ocorrências.

Os grupos de whatsapp de vizinhos ajudam muito nestas situações. E qualquer acontecimento fora do normal deve ser alertado, como por exemplo, carros parados por longos períodos, e indivíduos suspeitos.

Outra dica importante é investir em aparatos de segurança, especialmente alarmes, cercas elétricas, concertinas, portões eletrônicos e principalmente câmeras de alta definição. Portas e janelas devem ficar sempre trancadas ao sair de casa e durante a noite e objetos de valor não devem ficar no quintal.

Se você tem o costume de guardar em casa grandes valores e joias, não conte para ninguém estranho ao núcleo familiar íntimo, sequer para funcionários que gozam de livre acesso aos cômodos. Empregados devem ser contratados mediante referências idôneas e que possam ser confirmadas mais facilmente.

Também é importante avisar aos vizinhos mais próximos, e de sua confiança, que você estará fora, assim ele poderá cuidar a movimentação de sua casa, podendo inclusive avisar ao morador ou manter contato com pessoa responsável indicada.

E uma última dica é instalar sensores de luminosidade, porque deixar a casa com a luz ligada todo o tempo, ainda que a crença diga que é melhor, pois afasta bandidos, acaba tendo efeito contrário, pois isso chama atenção dos criminosos mais atentos, dando a certeza de que o imóvel está vazio.

Da redação