Ouça; Temperatura na Terra deve bater novo recorde nos próximos 5 anos

Campo Grande(MS) – O alerta é da Organização Mundial Meteorológica, o aumento das temperaturas se deve aos gases do efeito estufa e do fenômeno El Ninõ. Segundo o relatório divulgado pela agência das Nações Unidas, há 66% de chances de a média anual de aquecimento ultrapassar 1.5ºC entre 2023 e 2027, limite apontado como seguro no Acordo de Paris.

Lincoln Alves, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, destaca que as previsões emitidas pela Organização Meteorológica Mundial se inserem dentro do cenário de mudança do clima já em curso.

O especialista do INPE também explica os efeitos do fenômeno climático natural El Ninõ que está em desenvolvimento, deve atingir seu pico entre o fim deste ano e início do próximo.

De acordo com o pesquisador brasileiro, autor do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, a falta de ação dos governos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa reflete em toda a sociedade.

Ouvimos o pesquisador Lincoln Alves. O relatório da ONU revelou que ainda existe 92% de chance de um, dentre os próximos cinco anos, ser o mais quente desde o início de registros das temperaturas globais.

Da redação