IAGRO monitora foco de gripe aviária na Bolívia e Paraguai, em MS nenhum caso

Campo Grande(MS) – Na  segunda feira dia  22  de Maio foi anunciado o decreto de   estado de emergência zoossanitária no Brasil por causa da  gripe aviária. A medida  é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento  por devido ao  vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) – H5N1 – em aves  do  Espírito Santo e Rio de Janeiro.  São  sete casos em território capixaba e um em solo carioca.

A medida, publicada na Portaria nº 587 do Diário Oficial da União na noite de segunda-feira (22),  vale por  180 dias   para prevenir a disseminação da doença na produção de aves de subsistência e comercial, além de proteger a fauna e a saúde humana. Daniel Engold, Diretor da Agencia Estadual de Defesa Animal e Vegetal, IAGRO afirma que não tem nenhum caso da Gripe Aviária no Estado. Mas existe noticias de focos  na Bolívia e no Paraguai.

lngold confirma que a Iagro mantem equipes em Porto Murtinho por causa de um foco na região do Bolqueirão no Paraguai. E  orienta a comunidade e ficar em alerta em caso de mortandade de ave em toda a região. Principalmente com a migratória. Com atenção especial com transito de aves; Daniel garante que o  mercado de aves e ovos não correm riscos em Mato Grosso do Sul. Com informações da Tv Morena

Da redação

foto Sindicato rural de Cascavél – Paraná.