Comper recebe multa de R$ 34 mil pelo corte de 12 arvores, sem autorização

Campo Grande(MS) – No dia 14 de Setembro  de 2022,  A agencia da Rádiowebms, soube do crime ambiental  sobre a  retirada de 10 arvores na rua 14  de julho com a Euler de Azevedo na sede da Loja Rede Comper no bairro São Francisco centro de Campo Grande considerada a primeira unidade da rede. Em lugar do verde, ficou muito mais visível as faixas de propaganda da loja.  Desde então que fiscais da Semadur- Secretaria Municipal de Meio Ambiente começaram  a investigação para apurar o crime ambiental  e anunciar providência. E na sexta feira dia 2  de junho, a Assessoria de Imprensa da prefeitura de Campo Grande, apresentou o resultado da investigação.

Vegetação foi cortada da noite para o dia.

Em nota, a Semadur destacou  vistoria  feita ás  15h00 do dia   17/10/2022  nas calçadas  da  Rua Quatorze de Julho, seguiu pela Av. Euler de Azevedo; e, finalizada pela Rua Treze de Maio. Constatou-se a remoção não autorizada de doze exemplares arbóreos, todos de oiti (Licania tomentosa), sendo cinco na calçada da Rua Quatorze de Julho e sete na calçada da Av. Euler de Azevedo.  A  Gerência de Fiscalização e Arborização de Áreas Verdes, da Semadur,  confirma  que a  remoção se deu antes da vistoria para autorização necessária e manejo em árvores ali existentes.

Três da Licania Tomentosa da rua 13 de maio não foram retiradas, ainda.

Considerando que o art. 16 da LC 184/2011 proíbe o corte, a poda, a derrubada ou a prática de qualquer ação que provoque dano, alteração no desenvolvimento natural ou morte de árvores existentes em áreas particulares ou logradouros públicos no perímetro urbano do município de Campo Grande. E nota informa também, que   a poda de árvore será realizada mediante autorização por escrito do órgão municipal responsável pela arborização urbana. O grupo Pereira, recebeu  penalidade  por cada  árvore  derrubada. Foi lavrado um Auto de Infração e Multa, em desfavor do proprietário por realizar corte não autorizado de 12 (doze) árvores. Ainda de acordo com a Semadur, o valor da multa é de R$ 34 mil.

O outro lado ; Desde a semana passada que a redação da Rádiowebms espera por uma resposta da Rede Comper e até a publicação da reportagem nenhuma explicação foi anunciada.

João Flores Junior

Foto Semadur e Rádiowebms