OUÇA: Suspensão de vacina reforça métodos primários de prevenção à leishmaniose

Campo Grande (MS)– Desde o mês de maio , o Ministério da Agricultura e Pecuária suspendeu a fabricação e venda da vacina Leish-Tec. O imunizante é usado em cães como forma de prevenção á leishmaniose, doença que pode ser transmitida a humanos. O cachorro acaba sendo o portador do parasita mas não é o principal vilão. A médica veterinária, Jaqueline Fortin Dittrich, reforça que os cuidados precisam se voltar para o mosquito palha, que gosta do acúmulo de matéria orgânica nos terrenos. 

SONORA

O uso de repelentes à base de permetrina também é válido para prevenir a doença. A permetrina está presente em coleiras repelentes e em outros produtos no caso do acessório não ser bem aceito pelo cãozinho. 

SONORA

Jaqueline Fortin destaca que nenhuma ferramenta tem cem por cento de garantia.

SONORA

Produto foi suspenso pelo Mapa desde maio

O mosquito palha costuma ter hábitos crepusculares com maior incidência no início e fim do dia. A leishmaniose tegumentar ou cutânea, não tem cura. Os cães costumam apresentar sinais clássicos após a infecção como perda de apetite, emagrecimento, feridas na pele, crescimento exagerado das unhas e queda de pelo.