Defensoria realiza mutirão inédito de atendimento a vítimas de fraudes bancárias

Campo Grande (MS)- A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos do Consumidor e Demais Matérias Cíveis (Nuccon), realizou no sábado (15) o 1º mutirão para atendimento de vítimas de fraudes bancárias em Campo Grande.

De acordo com o coordenador do Nuccon, defensor público Carlos Eduardo Oliveira de Souza, percebeu-se nos últimos meses um aumento da quantidade de solicitações de atendimento referente a golpes financeiros.

“Com o objetivo de analisar o perfil dessas fraudes que têm acontecido e quais as instituições bancárias mais envolvidas para, inclusive, fazer um próximo passo que é promover medidas coletivas mais preventivas, antecipamos agendamentos que seriam atendidos posteriormente no fluxo comum da instituição e separamos somente os casos relacionados ao tema para este primeiro mutirão”, explica o coordenador.

O Núcleo de Defesa do Consumidor tem o atendimento regular, mas esta é a primeira vez que realiza tal assistência em ritmo de mutirão, especificamente na temática de fraudes bancárias para que, além de medidas preventivas, sejam realizadas medidas repressivas contra instituições que têm facilitado essa prática.

O Nuccon percebeu, ainda, que a população idosa é o maior número das vítimas desta modalidade, sendo por meio de assédio de correspondentes bancários ou que, em algum momento contrataram um serviço, e tiveram documentos expostos para contratações não autorizadas. Na maior parte dos casos, os golpistas utilizam da falta de conhecimento das vítimas.
Vítima da fraude pix, a beneficiária da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), Olga Gonçalves Pereira, de 66 anos, saiu do bairro Dom Antônio para buscar orientação no mutirão.“Eu levei um calote de uma financeira. Hoje vim buscar orientação e fui informada de que primeiramente terei de registrar um boletim de ocorrência. O golpe aconteceu depois que recebi um telefonema dizendo que eu tinha um empréstimo de R$ 5 mil para pegar. Pediram uma transferência de R$ 389,00 e eu nunca recebi o dinheiro”, explica a assistida.
O aposentado José Pedro Ferreira, 70 anos, do Jardim Los Angeles, buscou durante o mutirão, uma solução definitiva a um desconto que acontece em sua aposentadoria há quatro anos.“Está descontando no meu benefício desde 2019 uma quantia de um cartão do banco Pan, mas eu nunca tive esse cartão. Fui ao INSS puxei os canhotos, porque na conta não cai os descontos, só aparece no extrato do INSS. Aí eles disseram que esse dinheiro caiu na minha conta, mas não achei. Interroguei o pessoal do banco e eles disseram que esse dinheiro não caiu lá e isso está rolando há anos. Aí entrou outro grupo e estão tentando acordo. Disseram que eu estava devendo R$ 20 mil, e que eles iriam ressarcir R$ 7 mil, e o restante iriam recontratar de novo. Eles já fizeram duas entrevistas comigo, já tiraram fotos minhas para dar baixa no cartão, mas até agora não desenrolou nada. Hoje fui orientado que preciso aguardar 30 dias, pois a Defensoria vai intermediar. Caso nada seja resolvido voltarei para ajuizar uma ação”, explica o assistido.

Das 52 antecipações de agendamento, 45 compareceram à unidade Centro. Ainda não há previsão de um novo mutirão. No entanto, vítimas de golpes financeiros ou fraudes em contratações podem agendar atendimento via plataforma virtual (http://www.defensoria.ms.def.br) ou se dirigir até a sede do Nuccon, que fica na Rua Antônio Maria Coelho, 1668, centro.

 

Com informações da Defensoria Pública de MS