OUÇA: Serviços financeiros despontam como principal reclamação no Procon

Campo Grande (MS)– Serviços financeiros representam mais de 35% das reclamações formalizadas através dos canais de atendimento do Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) no primeiro semestre.No período de janeiro a junho, o Procon/MS realizou 9712 atendimentos; 3441  estiveram associados a casos envolvendo cartões, financiamentos, contratos de crédito, seguro, entre outros. Ou seja, 4 a cada 10 consumidores teve que acionar os direitos na oferta de produtos financeiros.

O encarregado de produção Romário Ferreira de Carvalho costuma acompanhar os gastos da fatura do cartão de crédito pelo aplicativo do banco. Ele tomou um susto ao descobrir que estava sendo cobrado por compras que não havia feito. Para resolver a situação, ele chegou a fazer um boletim de ocorrência na polícia, mas o assunto foi resolvido junto ao banco após a contestação dos gastos.

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Somente os cartões de crédito, débito e de lojas representaram 1315 das reclamações envolvendo serviços financeiros no semestre (38%). Conforme Nilza Yamasaki, secretária-executiva do Procon/MS, em entrevista a RádioWebMS, o consumidor deve ficar atento sobre onde vai comprar o produto, sobre a própria capacidade financeira e escolher fornecedores confiáveis, especialmente na internet. 

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Nilza Yamasaki, destaca a importância da educação financeira. 

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De acordo com os atendimentos no Procon, a telefonia é o segundo serviço com maior número de reclamações, com 10% seguido pelos serviços essenciais como água, energia elétrica e gás com 7%. O cidadão ainda pode acionar o Procon pelo telefone 151 ou pelo site e www.procon.ms.gov.br