Ouça; Empresários querem taxação em site estrangeiro de venda online

Campo Grande(MS) – Empresários da indústria e do varejo brasileiro pedem taxação de sites de vendas online estrangeiros. Representantes desses setores se reuniram com integrantes do Ministério da Fazenda.

Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), diz que a atual situação de mais de um milhão de pacotes enviados ao país por dia já está levando ao desemprego de 500 mil pessoas no setor.

Jorge Gonçalves Filho, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, disse também que as portas do comércio estão fechando e estima o risco de 2 milhões de desempregados.

Os empresários querem isonomia tributária entre produtos e comércio nacional e estrangeiro e dizem que a receita não tem condições de fiscalizar 1 milhão de entregas por mês vindas do exterior. Dario Durigan,  secretário-executivo do Ministério da Fazenda, disse que a pasta vai analisar a mudança de cenário indicada pelos empresários.

Em abril, o Ministério da Fazenda recuou na taxação de compras de encomendas internacionais de até U$50 entre pessoas físicas. O objetivo era evitar que diversos sites, como a Shopee, Shein e Aliexpress, se aproveitassem da brecha para evitar o pagamento de impostos. Com informações da Rádio Agência Nacional.

Da redação

Foto Agencia Globo