OUÇA: Campanha reforça combate e prevenção às queimadas em Campo Grande

Campo Grande (MS)– Desde 2017 a Prefeitura de Campo Grande anuncia campanha de combate às queimadas sempre entres os meses de julho e agosto. Este ano, as ações do Agosto Alaranjado incluem abordagens diretas em eventos e palestras em escolas e universidades para sensibilizar o maior número de pessoas sobre os riscos dos incêndios. A coordenadora do Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (COMIF),  a engenheira ambiental Letícia Urano, comenta à RádioWebMS, sobre o hábito cultural da população em usar o fogo para limpeza de terrenos e eliminação de resíduos. 

SONORA

As queimadas urbanas são responsáveis por uma série de impactos negativos na saúde das pessoas e na biodiversidade, desencadeando consequências para toda a população.

SONORA

O uso de queimadas para fins de limpeza de terrenos resulta em multa onde os valores variam entre R$ 2.944,50 e R$11.778,00, dependendo da área afetada. Em 2023 já foram emitidas 50 multas aos proprietários de terrenos que foram alvo de queimadas. Letícia Urano comenta que a população pode ajudar através de denúncias. 

SONORA

Caso a ocorrência esteja em andamento, o cidadão pode ligar para o Corpo Bombeiros no 193 ou no 190 em caso de área rural.