OUÇA: Semana prevê ações de alerta e conscientização sobre uso de telas na 1ª infância

Campo Grande (MS)- Os riscos do uso das telas na primeira infância devem ser abordados durante a Semana de Conscientização e Prevenção aos Males Causados pelo Uso Intenso de Celulares, Tablets e Computadores por Bebês e Crianças. A semana foi instituída pela lei 6.092 criada este ano e compreende o dia 7 de maio, com ações que objetivam alertar pais e responsáveis sobre os prejuízos causados pelo uso exagerado desses aparelhos eletrônicos por crianças e bebês, além de incentivar atividades em ambiente externo.

Carmem Lúcia de Almeida Santos, presidente da Sociedade de Pediatria de MS, filiada a Sociedade Brasileira de Pediatria, comenta à RádioWebMS, que entre zero a 3 anos, a criança passa pelo período de desenvolvimento neuropsicomotor.

SONORA

O uso de telas prejudica o desenvolvimento motor, cerebral e cognitivo. Desde o nascimento o bebê passa pelo início da maturação cerebral através de estímulos.

SONORA

Conforme normatização da Sociedade Brasileira de Pediatria a recomendação é: de zero a dois anos zero telas; de 2 a 5 anos a exposição deve ser de no máximo 1 hora e de 5 a 10 anos de 2 horas. A pediatra Carmem Lúcia de Almeida Santos deixa a recomendação aos pais.

SONORA

Conforme a lei, poderão ser feitas reuniões, palestras e campanhas, com intuito de aumentar a conscientização acerca dos efeitos da exposição precoce às telas. A Semana de Conscientização e Prevenção aos Males Causados pelo Uso Intenso de Celulares, Tablets e Computadores por Bebês e Crianças foi inserida no Calendário Oficial de Eventos do Mato Grosso do Sul.