Ouça; Crise na 123 Milhas aumenta procura por pacotes em Agências

Campo Grande(MS) – Em meio à crise envolvendo a empresa 123 milhas, agências de viagem têm percebido aumento da procura por parte de clientes. É o relato, por exemplo, do gerente de uma agência de Brasília, Fábio Oliveira. Segundo ele, a confiabilidade em serviços prestados por esse tipo de companhia pode ter contribuído para o resultado.

Bete Oliveira, empresária que atua no ramo, conta que sentiu aumento de 25% na procura por parte de clientes. Ela recomenda a compra de pacotes de viagens em lojas físicas, com um atendente, pois isso propicia mais segurança ao consumidor, que sabe a quem recorrer em caso de imprevistos.

Em casos como os que envolveram a empresa 123 Milhas, a orientação por parte da Secretaria Nacional do Consumidor é de que os clientes que se sentirem prejudicados procurem o Procon ou o Ministério Público. Segundo o diretor-geral do Procon do Distrito Federal, Marcelo Nascimento, os consumidores não são obrigados a aceitarem voucher como forma de ressarcimento.

No caso da 123 Milhas, as pessoas podem ter amparo no que determina, por exemplo, o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor. Pela norma, se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha: exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente ou rescindir o contrato.