Ouça; Relação índio e trabalho será tema de encontro na Estácio em C.Grande

Campo Grande sedia nos dias 15 e 16 de setembro, o II Encontro dos Trabalhadores e Trabalhadoras Indígenas de Mato Grosso do Sul. O foco do evento é debater e encaminhar questões relacionadas ao mundo do trabalho indígena, garantia de direitos, respeito e dignidade.

A realização do evento é da Associação de Trabalhadores (as) Indígenas de MS. O presidente da associação laboral indígena, José Carlos Pacheco, anuncia à RádioWebMS os temas a serem abordados no evento.

Muitos indígenas costumam trabalhar de forma sazonal no período de colheita da maçã na região sul do Brasil. O processo migratório acontece durante anos e para José Pacheco é preciso incentivar a qualificação de mão de obra indígena dentro do Estado através da iniciativa do poder público.

O encontro deve reunir 250 indígenas. A ideia também é construir um Plano de Trabalho voltado á comunidade. De acordo com o presidente da Associação, de 60 a 70% dos trabalhadores em operações de resgate de situação análogas à escravidão são indígenas. O encontro também tem o objetivo de conscientizar.

Haverá representantes do Ministério Público do Trabalho para as palestras de conscientização.  O II Encontro dos Trabalhadores e Trabalhadoras Indígenas de Mato Grosso do Sul acontece nessa sexta feira e sábado nas dependências da Faculdade Estácio de Sá em Campo Grande.

Ana Carolina de Souza