Alexandre Garcia teve de desmentir Fake News, por determinação da AGU

Campo Grande – O jornalista Alexandre Garcia leu durante o programa “Oeste Sem Filtro” transmitido pela internet na última sexta-feira, 15, o texto de direito de resposta pedido pela  (AGU) Advocacia Geral da União ,  depois que ele compartilhou informações falsas que responsabilizavam o “governo petista” pelas tragédias decorrentes das enchentes no Rio Grande do Sul (RS).

“O Ministério de Minas e Energia (MME) esclarece que a operação das três usinas hidrelétricas no Rio Grande do Sul, citadas pelo comentarista, não contribuíram ou agravaram a tragédia que atingiu a região serrana e do Vale do Rio Taquari”, diz o texto enviado pela AGU e lido ao vivo por Garcia.

O pedido de resposta foi encaminhado pela Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), órgão vinculado à AGU que monitora e combate desinformação. A criação da Procuradoria pelo governo Lula dividiu especialistas e foi alvo de críticas de parlamentares. No texto lido por Garcia, o órgão afirma que tem como missão “realizar o enfrentamento de ações de desinformação que atingem políticas públicas”.

A abertura de um procedimento para estudar providências contra Alexandre Garcia havia sido determinada pelo ministro-chefe da AGU. Jorge Messias é um dos cotados para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Com informação do Estadão;

Da redação

Foto Rede Social.