Ouça; MS registra primeiro caso de Gripe Aviária em criação Domestica em Bonito.

Campo Grande(MS) – Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o foco foi registrado em uma criação de aves domésticas de subsistência, em Bonito, município localizado a 297 km da capital. Este é o terceiro caso em aves de subsistência detectado no Brasil. Em nota, o Ministério da Agricultura informa que medidas sanitárias estão sendo aplicadas pelo Serviço Veterinário Oficial para contenção e erradicação do foco. Além disso, as ações de vigilância em populações de aves domésticas na região foram intensificadas.

A médica veterinária, Pamela Fernandes alerta que apesar da gripe aviária afetar principalmente aves domésticas e silvestres, ela pode infectar também o homem.

Há cerca de 106 focos confirmados do vírus no país, sendo 103 em aves silvestres e 3 de aves domésticas de subsistência. A recomendação é evitar contato com aves doentes ou mortas, e acionar imediatamente os serviços veterinários mais próximos para o devido registro e suporte. Com informações da Rádio Brasil 61.

Da redação

Foto Ilustrativa