Ouça; Trad explica importância do Plasma do Sangue para Salvar pessoas

Campo Grande(MS) – A Comissão de Constituição e Justiça   do  Senado Federal aprovou   do dia  4  de outubro  a PEC do Plasma  de (10/2022), que permite a venda de plasma humano e abre a possibilidade da participação do setor privado na comercialização. O projeto, relatado pela senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB),  a medida  abre espaço para atração de investimentos externos no setor e a exportação de medicamentos hemoderivados para países vizinhos.  No dia 5  depois da reação que a noticia provocou o senador Nelson Trad Filho do PSD do MS, já se dava por satisfeito

Não existe o processamento do plasma para a produção de medicamento no País. Trad disse  que hoje o Brasil importa o medicamento.

O plasma não um órgão e ainda não é vendido no Brasil. O próprio Senador doou o plasma quando pegou Covid em 2021. Hoje, essa prerrogativa é exclusiva da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), estatal criada em 2004, para desenvolvimento e produção de medicamentos hemoderivados e biotecnológicos. Agora o projeto depois das discussões dever ser aprovado pelo Senado e pela Câmara Federal.

João Flores Júnior