OUÇA: Em 10 meses são registrados 7 milhões de tentativas de fraudes no país

Campo Grande (MS)– Em 2023, o Brasil registrou 7 milhões de tentativas de fraudes, conforme dados do “Fraudômetro” — um contador em tempo real criado pela Serasa Experian. Ana Júlia Andrade, gerente de produtos da Serasa Experian, esclarece que a ferramenta avalia o volume total de consultas mensais em sua base, utiliza modelos analíticos e comportamentais para estimar os riscos de fraude e, atualiza o número total de tentativas detectadas.

SONORA

A estimativa é de que tenham sido evitadas, nos primeiros 9 meses do ano no país, perdas de R$ 41 bilhões e 400 milhões de reais pelas empresas e consumidores. A gerente enfatiza a importância de buscar alternativas ou medidas para se proteger, como a utilização de senhas fortes e ativação de autenticação de duplo fator em contas. 

O pesquisador do Instituto de Referência em Internet e Sociedade, Paulo Rená  aconselha a vítima a informar a instituição financeira o mais rápido possível. Além disso, é importante registrar um boletim de ocorrência. 

SONORA

O Serasa aponta quatro tipos de fraudes: a de identidade com o uso de dados como nome e número de documentos; a financeira com o objetivo de causar prejuízos financeiros incluindo invasão de contas bancárias; fraude de vazamento de dados com exposição de informações e a fraude documental como a adulteração de documentos físicos. Com informações da Rádio Brasil 61.