Ouça; UNICEF confirma que analfabetismo dobrou no Brasil em 2022, e só piora.

Campo Grande(MS) – O percentual de crianças de sete anos que não sabem ler e escrever passou de 20% para 40%. Os dados são de um novo relatório lançado pela Unicef. A queda no desempenho educacional ocorreu mesmo com a redução ainda pequena do percentual de meninas e meninos vivendo na pobreza.

Santiago Varella, especialista em Políticas Sociais do Unicef no Brasil, explica que essas crianças estavam no processo mais sensível da vida educacional durante a pandemia. E afirma que é urgente a priorização de políticas públicas, em especial na educação voltadas para crianças e adolescentes.

Apesar do impacto da pandemia da covid-19, o estudo revela que o percentual de meninas e meninos na pobreza multidimensional caiu de 63% para 60% em 2022.

Santiago Varella destaca que a renda é uma dimensão importante para medir a pobreza, mas que é preciso atentar para outras violações de direitos das crianças e adolescentes que demandam ações que vão além do crescimento da economia ou da política de transferência de renda. Ele cita algumas iniciativas em curso que se mostram relevantes para atuar em outras áreas.

Com informações da Rádio Agência Nacional.