OUÇA: Três Lagoas é 1ª cidade a apostar em termonebulização contra mosquito da dengue

Campo Grande (MS)- Após estudos realizados  pelo setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde da cidade, em ação junto com o Setor de Entomologia, ficou constatada a necessidade de uma ação mais agressiva no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e zika Em Três Lagoas. Foram instaladas armadilhas tipo ovitrampas e detectada a presença do mosquito em bueiros e galerias da rede pluvial. Alcides Ferreira, Coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, explica sobre a metodologia. 

SONORA

As aplicações da termonebulização serão quinzenais e já terão início da próxima semana. O uso de armadilhas será feita para monitorar a eficácia do sistema, com o uso de inseticida específico diluído em óleo mineral. 

SONORA

O tradicional fumacê é custeado pelo Ministério da Saúde e continuará sendo usado especialmente em caso de surto ou epidemia. Em Três Lagoas o índice de casos de dengue é considerado baixo, levando em conta o último Levantamento do Índice de Infestação Rápido. O último dado é de agosto com 0,6%. Alcides Ferreira comenta sobre outras ações de prevenção ao mosquito. 

SONORA

Neste ano, já são 10 casos confirmados de febre chikungunya em Três Lagoas.