OUÇA: Em 1 ano, 7 casos de Toxoplasmose são registrados em Três Lagoas; maioria em gestantes

Campo Grande (MS)- Com sete casos de toxoplasmose em gestantes, registrados nos últimos 12 meses, a cidade de Três Lagoas está em alerta. Foram notificados quatro casos do tipo gestacional e três de congênita em bebês, que é quando a doença é transmitida da mãe para a criança ainda na gestação. O médico da família e comunidade e da Vigilância Epidemiológica , Vinícius de Jesus Rodrigues, explica que a contaminação da gestante pode causar consequências graves ao bebê. 

SONORA

A doença é causada por protozoário, o ‘Toxoplasma gondii’ e geralmente não apresenta sintomas. Quando os sinais aparecem é na parte neurológica, afetando especialmente a visão. Para prevenir a doença é preciso redobrar os cuidados com a alimentação, com maior atenção com alimentos crus e na higiene quando limpar as fezes de animais. O especialista explica.

SONORA

O diagnóstico é acessível pelo Sistema Público de Saúde para toda população. No caso das gestantes, assim que é iniciado o pré natal, o exame está na lista de pedidos do médico para acompanhar todo o período de gestação, como reforça Vinicíus de Jesus Rodrigues. 

SONORA