OUÇA: Câncer de boca é 5º com maior incidência em homens no Estado

Campo Grande (MS)- Na quarta-feira, integrantes do Conselho Regional de Odontologia e da Secretaria Municipal de Saúde realizaram triagem e atendimento de prevenção ao câncer de boca. A medida faz parte da campanha Novembro Bordô para falar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Quando detectada cedo, as chances de cura chegam a 95%.  Christiane Saliba, cirurgiã dentista da rede municipal de saúde comenta à RádioWebMS, que o câncer de boca é o 5º com maior incidência entre os homens no Estado. 

SONORA

Campo Grande tem 5 Centro de Especialidades Odontológicas. A professora universitária e membro da comissão do câncer de boca do Conselho Regional de Odontologia, Fernanda Oliveira Santiago, reforça que doença por muitas vezes não causa dor e é assintomática, mas é possível prestar atenção em alguns detalhes. 

SONORA

Fatores de risco como o uso excessivo de álcool e do tabaco estão entre as causas do câncer.

SONORA

O fator genético também favorece o surgimento da doença. Fernanda Oliveira comenta sobre os números do Instituto Nacional do Câncer, onde apontam o câncer de boca com maior incidência entre os homens e pelos comportamentos atuais, entre os mais jovens. 

SONORA

A ação foi o dia D da Semana do Câncer de Boca. O Conselho Regional de Odontologia promove ainda ações de prevenção em escolas rurais e entre os trabalhadores rurais com o projeto “Levando Sorriso ao Campo”.