Ouça; Por seis meses governo do MS mantém índice de ICMS em 17%

Campo Grande(MS) – Eduardo Riedel (PSDB) anunciou, na segunda-feira, em coletiva de imprensa  que não vai alterar a alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Na mesma solenidade  destacou   que a Lei do Pantanal e a reforma foram as decisões mais difíceis que já tomou neste primeiro ano. Paralelo à decisão, o governador criou um grupo de trabalho para discutir as mudanças, mediante o que acontecer no restante do País.

Riedel ponderou que um reajuste de 17% para 19% renderia R$ 600 milhões em 2024. Entretanto, fez a aposta no crescimento com alíquota menor, pensando também no cidadão lá da ponta, que geralmente sofre com aumento do ICMS.

O reajuste já foi feito por, 20 estados,  depois da apresentação e aprovação, na Câmara, da reforma tributária. Só  o Mato Grosso do Sul e Santa Catarina anunciaram que não aumentarão ICMS. Com a medida o Estado  deixa de arrecadar  600 milhões de Reais. O governador explica

Aumentaram o ICMS  São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo.  Aumentaram em 2%: Ceará, Distrito Federal e Paraíba, e reajustaram de 18% para 20%). Já em Pernambuco saltou de 18% para 20,5%.

Da redação

Foto; Investiga MS