OUÇA: MS segue tendência nacional e população se autodeclara parda

Campo Grande (MS)– Mais informações divulgadas pelo IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística sobre o Censo Demográfico 2022, confirmam a tendência  nacional da composição étnico-racial da população residente no Brasil. Os números reforçam também o recorte de Mato Grosso do Sul, que se destaca por uma diferença considerável entre os quantitativos da população branca, parda, preta, indígena e amarela. Conforme os dados, 46,93% da população se autodeclara parda e 42,38% se autodeclaram brancas. 

Elenice Cano, coordenadora de divulgação dos dados do IBGE em MS,destaca a mudança no perfil étnico racial da população parda, com predominância nos últimos anos desde o último Censo em 2010. 

SONORA

Conforme Elenice Cano, há singularidades nos 5 grupos étnicos de pessoas brancas, pretas, pardas, amarelas e indígenas, com destaque para a comunidade indígena. 

SONORA

Ainda conforme o Censo, em Mato Grosso do Sul, a população amarela é a terceira em proporção no número de habitantes e a quinta no país em números absolutos. A população de 0 a 59 anos é parda mas entre os idosos, com 60 anos ou mais, a predominância é de brancos. A idade mediana aumentou. A idade média em 2010 era de 28 anos; em 2022 passou a ser de 33 anos. Elenice Cano comenta sobre a importância da divulgação de todas essas informações. 

SONORA

De acordo com o Censo 2022, o Estado abriga 2.757.013 habitantes. Os próximos anúncios devem ser com relação à população das favelas, urbanas e rurais.