OUÇA: Adultos e adolescentes podem ser responsabilizados por uso de cerol em pipas

Campo Grande (MS)- O período de férias é comum para brincadeiras com pipas entre crianças, adolescentes e até adultos. No início do ano, a motociclista Patricia da Silva Montenegro, de 35 anos, foi atingida no pescoço por uma linha de cerol no Bairro Nova Campo Grande, na Capital. Ela passou por uma cirurgia e segue internada na Santa Casa. Para o delegado Rodrigo Camapum, a brincadeira exige regras e cuidados, sendo o primeiro deles sempre contar com a supervisão de um adulto. 

SONORA

O delegado orienta que jamais se utilize linhas com material metálico pois podem provocar curto circuito quando em contato com fios de alta tensão; não tentar recuperar a pipa quando enroscar em fios de distribuição elétrica e jamais fazer uso do cerol, linha chilena ou qualquer tipo de material cortante. Rodrigo Camapum lembra que o uso de cerol é proibido com penas previstas em lei. 

SONORA

Adultos respondem pelo crime, o adolescente responde por ato infracional e os responsáveis do jovem respondem por possíveis danos materiais causados pelo uso de cerol. 

Em Campo Grande, uso de cerol ou qualquer outro tipo de material cortante em pipas é crime com multa de R$ 957,40, que dobra em caso de reincidência.

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) recomenda aos motociclistas o uso do equipamento chamado antena corta pipas. O dispositivo não é obrigatório, mas pode evitar acidentes graves. O valor do acessório varia de 30 a 80 reais.