OUÇA: População de Dourados recebe 1ª dose da vacina contra dengue neste 1º trimestre

Campo Grande (MS)- A vacinação em massa contra a dengue já começou na cidade de Dourados. O município recebeu 300 mil doses para imunizar 150 mil pessoas. Em parceria com o laboratório japonês Takeda, a vacina Qdenga prevê duas aplicações com intervalo entre as doses. 

Waldno Lucena, secretário municipal de saúde, explica a RádioWebMS, que o município foi aceito para a iniciativa após o envio de uma proposta ao laboratório no mês de agosto. 

SONORA

Na semana seguinte, o Ministério da Saúde incorporou a vacina no Plano Nacional de Imunização. Para Dourados, o laboratório envio as doses, as seringas e as agulhas para aplicação. O município arca apenas com o custo operacional com plantões, equipes volantes e ações para intensificar a campanha. Em 4 dias foram imunizadas 2.500 pessoas. 

SONORA

Waldno Lucena esclarece quem pode tomar a vacina. 

SONORA

No ano passado foram registradas 5 mortes por dengue. As vítimas tinha entre 14 a 43 anos. Jovens saudáveis sem comorbidades. O secretário municipal pede à comunidade para participar da campanha. 

SONORA

A vacina garante até 5 anos de proteção. O mosquito aedes aegypti transmite outras doenças, por isso a importância de manter os quintais limpos e evitar a água parada nos terrenos.