OUÇA: IBGE prevê queda de 6% na safra e colheita de 26 milhões de toneladas de grãos em MS

Campo Grande (MS)- O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, anunciou o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de 2023 e o prognóstico para este ano. O estudo leva em conta estimativas de área plantada, área colhida, quantidade produzida e rendimento médio dos produtos. No Estado, a safra do ano passado foi de 28 milhões e 400 mil toneladas de grãos, mas para esse ano a queda de 6% deve acumular 26 milhões e 700 mil toneladas de safra.

Essa diminuição na produção do estado segue na mesma tendência do prognóstico da safra brasileira, que em 2024 deve somar 306 milhões e meio de toneladas, com queda de

2,8% frente a 2023. Carlos Alfredo Guedes, gerente de agricultura do IBGE comenta que as condições climática em todo o Brasil interferem na redução da safra de grãos. 

SONORA

Conforme Carlos Guedes, o milho é o produto com principal queda na produção com previsão de redução de 3,3% na primeira safra e de 12,8% na segunda safra. 

SONORA

Em 2023, a produção de soja em MS foi mais de 14 milhões e 190 mil toneladas, 6,3% mais que o ano anterior. Novo recorde conforme a série histórica do IBGE. Com esse valor, o Estado tem a quarta maior produção de soja do país, sendo responsável por 9,3% do total. Para este ano, a expectativa é de chegar a mais de 13 milhões e meio de toneladas de soja e 12 milhões e meio de toneladas de milho.