OUÇA: Novo sistema integrado vai agilizar pedido de podas de árvores em Campo Grande

Campo Grande (MS)- A legislação sobre arborização prevê a avaliação e execução por parte da Prefeitura em podas e remoção de árvores em Campo Grande. Quando localizado em logradouro público é feito o pedido de avaliação e então a execução do serviço, que pode ser poda, remoção ou tratamento da árvore. Caso o cidadão não queira esperar ele entra com pedido de autorização para fazer o serviço por conta própria. Quando a árvore está em área particular o proprietário ainda precisa da avaliação do poder público e o pedido de autorização por se tratar de bem ambiental. As podas de árvores dentro de área particular também tem regras, como explica a superintendente de meio ambiente e bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Gisseli Giraldelli. 

SONORA

Gisseli Giraldelli, superintendente de meio ambiente, comenta sobre onde o cidadão pode fazer o pedido de avaliação das árvores da residência. 

SONORA

Hoje, a fila de espera é maior para a execução do serviço. O prazo legal para avaliação é de 90 dias mas o tempo para isso tem sido bem mais curto. A administração atual trabalha para resolver as dificuldades e executar os serviços. Um sistema novo chamado “Arbolink” promete dar mais celeridade ao processo. Desde a solicitação, ao parecer e a vistoria em campo tudo será on line, destaca a superintendente de meio ambiente da Capital. 

SONORA

As avaliações já começaram a ser cadastradas pelo novo sistema, mas toda implantação deve acontecer até junho. Gisseli Giraldelli relembra sobre a importância do manejo adequado das árvores na Capital. 

SONORA

Em caso de acidentes envolvendo árvores, o cidadão pode acionar a defesa civil, o Corpo de Bombeiros e ainda a prefeitura pelo 156 para realizar os primeiros atendimentos.