Ouça; Farmácia popular começa a distribuir absorvente gratuitamente

Campo Grande(MS) – O Programa Farmácia Popular começou a distribuir absorventes gratuitamente para a população em situação de vulnerabilidade social, em mais de 31 mil unidades credenciadas. Segundo o Ministério da Saúde, a oferta é direcionada a grupos que vivem abaixo da linha da pobreza e estão matriculados em escolas públicas, em situação de rua ou vulnerabilidade extrema. O público-alvo do programa abrange 24 milhões de pessoas entre 10 e 49 anos em todas as regiões do pais, que estejam cadastradas no CadÚnico.

Para garantir o benefício, é preciso apresentar um documento de identificaão pessoal com CPF e Autorização do Programa Dignidade Mentrual emitida pelo aplicativo ou site MEU SUS Digital, uma nova versão do aplicativo Conecte SUS. A autorização tem validade de 180 dias. Todas as orientações estão disponíveis no Disque Saúde 136.Para as pessoas recolhidas em unidades do sistema penal,a  entrega será coordenada e executada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Para Ariadne Santiago, colaboração da ONG Rede Solidária Entre Nós, que por meio do Projeto Dignidade Menstrual, distribui absorventes no Distrito Federal, é um trabalho necessário do Estado promover esse direito. Ela espera que o programa se consolide e seja executado com qualidade.

Já a coordenadora da Rede de Redução de Danos e Profissionais do Sexo do DF, da ONG Tulipas do Cerrado, Juma Santos, afirma que essa política é válida para mulheres periféricas, de baixa renda, especialmente adolescentes. No entanto, destaca ela, para aquelas em situação de rua, ainda existem muitas barreiras no acesso aos absorventes, além da falta de diálogo.

Sobre as mulheres que estão no sistema prisional, Juma Santos lembra que já é responsabilidade do Estado manter o material de higiene íntima, mas que a lei não é cumprida. Ela questiona como o novo programa vai garantir o acesso aos absorventes.

A iniciativa é decorrente das ações do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual já executadas pelo governo federal em 2023.

Da redação

foto Agência Brasil