OUÇA: Força tarefa combate mosquito da dengue em MS, PR e SP

Campo Grande (MS)– Com 80% dos focos de proliferação do mosquito ‘Aedes aegypti’ dentro das residências, a Secretaria de Estado de Saúde alerta para o aumento dos casos das doenças transmitidas pelo vetor em Mato Grosso do Sul.Para atuar no combate, controle, prevenção e redução de doenças transmitidas pelo ‘Aedes aegypti’, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, realizou reunião no início do mês com representantes dos órgãos estaduais e instituições parceiras para divulgação do estado de alerta em saúde pública e a necessidade de visita às residências para garantir a eliminação dos criadouros. Para Mauro Lúcio Rosário, coordenador estadual de controle de vetores da SES, é preciso alertar o cidadão. 

SONORA

As Coordenadorias Estaduais da Defesa Civil do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo farão uma força-tarefa nos próximos dias, de 19 a 23 de fevereiro, nos municípios localizados na divisa entre os três estados para combater o mosquito. Haverá visitas domiciliares com foco na limpeza de quintais e terrenos e uso do fumacê. Mauro Lúcio comenta. 

SONORA

Para orientar os 79 municípios do Estado sobre os diversos tipos de doenças, entre elas dengue e chikungunya, a SES mantém um Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, da Coordenadoria de Emergências em Saúde Pública, detalha Larissa Castilho de Arruda, superintendente de Vigilância em Saúde da SES 

SONORA

Até o início de fevereiro, o Estado contava com mais de 2 mil casos notificados de dengue. A vacinação também começou a ser feita para crianças de 10 e 11 anos.