OUÇA: Denúncias de irregularidades de trabalho crescem 33% em MS

Campo Grande (MS)- O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul recebeu, no ano passado, 1.849 denúncias de supostas irregularidades que teriam sido praticadas por empregadores ou por gestores públicos. O levantamento revela que houve um aumento de 33% no número de notificações formalizadas em 2022, quando a instituição registrou 1.246 denúncias. Para a procuradora chefe do MPT, Cândice Gabriela Arosio, os números são reflexos do período pós pandemia.

SONORA

Outro ponto destacado pela procuradora Cândice Arósio é que o Estado passa por um momento peculiar. A região é o maior canteiro de obras do país na atualidade. 

SONORA

A maioria dos casos denunciados se refere a temas gerais, que tratam de questões como atraso ou não pagamento de salários, de horas extras e de verbas rescisórias, como destaca a procuradora-chefe. 

SONORA

O cidadão pode registrar a denúncia, presencialmente, em uma das três unidades do Ministério Público do Trabalho em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. A denúncia pode ser anônima ou sigilosa. De acordo com a procuradora-chefe do MPT, o trabalhador está mais consciente dos seus direitos. 

SONORA

O MPT-MS dispõe de canais on-line para a formalização de denúncias relacionadas a diversos tipos de irregularidades trabalhistas. Para isso, basta o cidadão acessar o link https://www.prt24.mpt.mp.br/servicos/denuncias ou baixar, gratuitamente, em seu smartphone o aplicativo MPT Pardal. Ambos funcionam 24 horas.