OUÇA: MEIs já podem enviar declaração anual de rendimentos

Campo Grande (MS)- A Declaração Anual para o Microempreendedor Individual é um relatório com  todos os ganhos do empreendedor ao longo do ano, mesmo que ele não tenha tido nenhum tipo de faturamento. O prazo para enviar o documento vai até o dia 31 de maio.

O conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, Adriano Marrocos ,explica que as pessoas jurídicas registradas como MEI devem, mensalmente, emitir o documento de arrecadação do Simples Nacional e, anualmente, acessar o site da Receita Federal e preencher a declaração de ajuste do Simples Nacional do Microempreendedor Individual.

SONORA

O Microempreendedor Individual que não envia a declaração pode sofrer com a incidência de multas, juros e corre o risco de ser excluído do regime do Simples Nacional. É passível ainda de inscrição na dívida ativa da União, o que pode gerar inúmeros problemas, além da suspensão de benefícios previdenciários e o cancelamento do CNPJ.

O fotógrafo Ícaro JPG, de 26 anos, é MEI e afirma que costuma estar atento às datas para entregar a declaração.

SONORA

De acordo com a pesquisa Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais, divulgada pelo IBGE em outubro de 2023, 13 milhões e 200 mil pessoas trabalhavam como MEIs no Brasil. 

 

Com informações da Rádio Brasil 61