Justiça derruba sigilo e depoimentos de Militares complicam situação de ex presidente

Campo Grande(MS) – Depois do  vazamento do teor dos depoimentos do ex-comandante do Exército, General Freire Gomes, e da Aeronáutica, Carlos Almeida Baptista Júnior, o ministro do STF Alexandre de Moraes derrubou nesta sexta-feira (15) o sigilo dos depoimentos de militares e civis ouvidos no inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado arquitetada durante o governo Jair Bolsonaro para impedir a posse de Lula.O teor dos depoimentos dos ex-comandantes do Exército e Aeronáutica à Polícia Federal complica ainda mais a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro, já que eles confirmam pressão de Bolsonaro por um golpe de Estado para impedir a posse de Lula.

Conforme a jornalista Bela Megale, que teve acesso à íntegra do depoimento do ex-comandante do Exército General Freire Gomes, o próprio ex-presidente apresentou a minuta golpista e discutiu o conteúdo  em  duas reuniões realizadas em dezembro de 2022, poucos dias antes da posse de Lula.

 

Em reunião do dia 7 de dezembro no Palácio do Planalto, Bolsonaro detalhou a possibilidade de ‘  uso  dos institutos jurídicos’ que abriram espaço para decretar Garantia da Lei e da Ordem (GLO), Estado de Defesa ou Estado de Sítio. E segundo a Folha de São Paulo, o ex-comandante da Aeronáutica Carlos Almeida Baptista Júnior afirmou à PF que o ex-comandante do Exército Freire Gomes chegou a comunicar que prenderia o então presidente Bolsonaro caso ele tentasse colocar em prática um golpe de Estado.

O general Freire Gomes ainda disse que o então assessor especial da Presidência Filipe Martins “leu os ‘considerandos, que seriam os ‘fundamentos jurídicos’ da referida minuta de decreto” do golpe. implicou Anderson Torres, que tinha o papel de explicar “o suporte jurídico para as medidas que poderiam ser adotadas” para o golpe. A defesa de Bolsonaro disse que ainda não obteve acesso aos depoimentos e por isso, não comentará o caso. A reportagem também está buscando posicionamento dos demais citados. Com informações da Rádio CBN

Da redação