Ouça; Federação de Bancos alerta sobre golpe da falsa aplicação na rede social.

Campo Grande(MS) – O golpe do Falso Investimento acontece assim: os criminosos criam empresas de fachada, com sites e perfis falsos nas redes sociais, para atrair as vítimas com promessas de rendimentos exorbitantes. Para ter mais credibilidade, criam grupos de mensagens com oportunidades e às vezes até retornam os investimentos de valores mais baixos. Mas Quando as quantias crescem, a vítima é bloqueada e retirada do grupo. O diretor adjunto de serviços da Federação Brasileira de Bancos, Walter de Faria Adverte.

A Febraban e os bancos associados investem  em alertas e informações  sobre os  golpes em aplicação.  Além das campanhas de conscientização, os bancos investem  mais de R$ 3 bilhões em cibersegurança.

Em julho de  2023 A Polícia Civil deflagrou,  a Operação Trapaça no Rio Grande do Sul, em São Paulo e em Santa Catarina contra grupo criminoso que lesou  4 mil pessoas com um sistema de falso investimento. O prejuízo estimado às vítimas é de R$ 20 milhões. A ação envolveu, ao todo, 150 policiais civis  e  na época  oito pessoas haviam sido presas.

Da redação

Foto Divulgação Policia Civil