Ouça; Ausência de diploma, fortalece “inabilitados” e as notícias falsas, aponta SINDJOR MS

Campo Grande(MS) – O Dia 7 de abril, também é dedicado ao  Jornalista, responsáveis por investigar e fornecer informações em diversas áreas para o público em geral. Instituída em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), ela faz homenagem ao jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830. Badaró fazia oposição ao imperador D. Pedro I e foi o criador do Observatório Constitucional, tabloide independente que focava em temas políticos e fazia denúncias.

Já a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) foi criada para representar os jornalistas e legitimar a profissão. A data escolhida para a criação oficial foi o dia 7 de abril de 1908. Valter Gonçalves Presidente do Sindicato dos jornalistas profissionais do Mato Grosso do Sul SINDJOR , lembra que só quem medo da verdade, teme o trabalho do Jornalista, Valter falou com a Rádiowebms

O representante do  SINDJOR  lembra que uma  decisão do STF, acabou  com a  obrigatoriedade de diploma de jornalista para exercer atividade  profissional e agora a categoria se mobiliza para validar a atividade em todo o Brasil. A extinção do diploma de Jornalista  foi  2009, e segundo Valtinho, dando abertura para  surgimento de noticias falsas promovidas por pessoas inabilitadas. Ouça a reportagem da Rádiowebms.

João Flores Junior

Foto Nelson Jr/STF