OUÇA: Governo anuncia redução de ICMS para setor sucroenergético e Estado terá indústria de biometano

Campo Grande (MS)- Representantes do setor sucroenergético juntamente com lideranças políticas, participaram na quarta-feira (10) em Nova Alvorada do Sul da cerimônia de abertura da Expocanas 2024, a maior feira do setor no Mato Grosso do Sul. No evento, o Governo de Mato Grosso do Sul e a iniciativa privada divulgaram medidas para estimular a indústria sucroenergética, além de oportunidades de novos negócios no Estado. Uma delas é a redução da  alíquota de ICMS sobre o biometano de 17% para 1,8%, para estimular o setor de bioenergia no Estado.

Além disso, a Atvos, uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, anunciou a construção de sua primeira unidade de biometano a partir de resíduos da cana-de-açúcar. A unidade, que ficará em Nova Alvorada do Sul, onde a companhia já possui uma planta responsável pela produção de etanol, deve receber investimentos superiores a R$ 350 milhões.  A fábrica de biometano na Unidade Santa Luzia (USL) terá capacidade instalada de 28 milhões de metros cúbicos de biometano.O governador Eduardo Riedel falou sobre os investimentos para garantir a transição energética para os próximos anos. 

SONORA

Mato Grosso do Sul é o quarto produtor de etanol no Brasil. O setor sucroenergético participa com 16% no PIB industrial do Estado, e possui atualmente 800 mil hectares de cana-de-açúcar plantada em 42 municípios. O município de Nova Alvorada do Sul tem 116 mil hectares de cana e lidera o ranking de maiores lavouras de cana-de-açúcar do Brasil. O setor gera 30 mil empregos diretos e 90 mil postos de trabalho indiretos. A Expocanas acontece até essa sexta-feira, 12 de abril, no parque de exposições, em Nova Alvorada do Sul, com expectativa de público de 12 mil pessoas.