Ouça; Cuidado com as sequelas da Dengue Hemorrágica.

Campo Grande(MS) –  Dores no corpo, febre alta e manchas na pele são sintomas comuns da dengue e duram de 5 a 7 dias. Porém, mesmo após a cura, alguns sintomas podem persistir, como a fadiga extrema, dores musculares e articulares. Especialistas explicam que, em casos graves, a dengue pode afetar o coração, rins, fígado e cérebro.

O infectologista Julival Ribeiro ressalta que se o paciente teve dengue grave e apresentar sintomas após semanas da cura, deve procurar assistência médica.

A professora, Gláucia Ferreira Matos, 45 anos, teve a doença em março deste ano e relata que além da dengue ter afetado a sua imunidade, tem investigado problemas nos rins e fígado.

As alterações de saúde afetam, em especial, pacientes que tiveram dengue hemorrágica. O especialista em doenças tropicais, Manuel Palácios, explica como a dengue evolui para a hemorrágica.

Segundo o informe da Organização Mundial da Saúde, o Brasil lidera o número de diagnósticos e mortes por dengue em 2024, com 82% dos casos registrados no mundo.

Da Redação
foto Arquivo RW