Projeto dá desconto na fatura de energia após entrega de recicláveis

Projeto da Concessionária que administra a energia elétrica em Mato Grosso do Sul (Energisa) permite troca de lixo reciclável por desconto na fatura. Em Campo Grande, a troca pode ser realizada por consumidores residenciais, além de empresas e comércios que podem participar convertendo os bônus em benefício de instituições filantrópicas.

 

Chamado de Conta Cidadã, a iniciativa segue as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de contribuir para o desenvolvimento regional, tendo como base a geração de renda e o uso eficiente e sustentável da energia elétrica.

Papel, plástico, metal e tetrapak são convertidos em desconto, tendo como destinação organizada e correta até a indústria de reciclagem. Ao todo, são disponibilizados 6 postos de coleta, com horário de funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30 e, aos sábados, das 8h às 11h30.

 

Já foram inaugurados os seguintes postos: Mercadão Municipal, na região central, Aero Rancho (na praça localizada na Av. Engenheiro Luthero Lopes esquina com Av. Tancredo Neves); Moreninhas II (Rua Barreiras, 748); Vida Nova II (Rua Timbaú. Terreno em frente à Associação de moradores do bairro) e Vila Popular (Rua Domingos Aparecido Bissoli, esquina com a Rua José Pereira). O próximo posto será no Jardim Noroeste.

Arrecadações
Até a segunda quinzena de maio, cerca de 650 clientes foram cadastrados nos postos de coleta e mais de 9 toneladas de materiais recicláveis foram arrecadadas. As coletas foram revertidas num total de R$ 2.240 de bônus nas contas dos clientes participantes.

 

Como participar
Para participar do projeto, é preciso fazer cadastro nos postos de coleta, tendo a conta em mãos e assinando o Termo de Adesão em seguida. A pessoa então receberá o Cartão Conta Cidadã, para apresentar na hora da troca.

Os resíduos devem estar limpos, secos e separados. O valor do desconto depende da quantidade e do tipo de material levado, pois cada resíduo tem seu valor de mercado. Os materiais devem estar secos e sem restos de comida, lavados e amassados se possível, para ocupar menos espaço.

 

Fonte:G1.MS

 

Magali Flores